terça-feira, 15 de novembro de 2011

Marketing Esportivo: Um pouco da História e Futebol

     O Marketing é a ativdidade, em que a principal arma é o planejamento e o tipo de estratégia, visando sempre um objetivo a ser alcançado, seja na venda de produtos ou no oferecimento de um serviço. Esse processo se dá através da comunicação com cliente x empresa, onde objetivo principal é a satisfação do cliente consumidor, alcançado isso, a empresa terá sucesso com seus produtos além de lucro significativos.

     Esse tipo de atividade se dava naturalmente, entre a comunicação de pessoa para pessoa, vulgo boca a boca, e até mesmo por mídias impressas, como revistas e jornais. Quem nunca comprou um produto de qualidade e consequentemente 'falou' para outra pessoa, que o tal produto é bom? Mas com o avanço tecnológico, essa prática teve mudanças e também um crescimento significativo. Exemplo disso, são as redes de relacionamento (mídias digitais) através da internet, que possibilitaram uma comunicação mais rápida e lucrativa. 



     Segundo levantamento da agência internacional de Marketing interativo e tecnologia, a Razorfish, houve um aumento no que diz respeito a investimento de empresas em mídias sociais (Twitter, Facebook, myspace, blogger,etc). Leia Mais (Por Fernanda Salem, do Mundo do Marketing)

     O Marketing Esportivo, segundo Brenda G. Pitts e David K. Stotlar - Fundamentos de Marketing Esportivo, ed. Phorte, pag. 49, teve um reconhecimento de fato em 1921, quando a fabricante Hillerich & Bradsby implementou um planejamento de marketing tornando-se líder em vendas dos seus produtos ( taco de Beisebol) fonte: MSI Sports

     Atualmente existe um leque grande para esse tipo de atividade no mundo do marketing esportivo, pricipalmente no Futebol.

     No início do ano de 2011, o jogador argentino Leonel Messi foi funpage e conseguiu uma marca que poderia ser considerada recorde, 7 milhões de fãs em 7 horas, isto é, um bom exemplo de Marketing para a venda de uma 'marca' ligada ao jogador. Leia mais. Atualmente Messi joga no F.C do Barcelona e divulgou sua própria logo através do facebook. Saiba mais

     Outro exemplo de campanha no conceito de marketing esportivo, foi a do Clube de Regatas do Flamengo, com o objetivo de aumentar sua receita e arrecadar dinheiro para a construção de um Centro de Treinamento para os jogadores de futebol, a campanha tijolinho , que teve participação do jogador Ronaldinho Gaúcho e lançada nos canais de televisão do Grupo Globo.

Assista:


     O F.C do Barcelona, clube do jogador Messi, recentemente assinou uma parceria com uma empresa com o objetivo de alcançar mais clientes no mercado chinês. a intenção é a venda e a comercialização da marca Leia mais

     Muitas empresas e instituições do futebol procuram desenvolver planos estratégicos para o aumento de seus lucros, e principalmente buscando cada vez mais um cliente fiel e satisfeito, seja buscando novas parcerias, com propagandas, divulgações impressas, através das mídiais sociais, ou qualquer meio de comunicação. A garantia de sucesso está também no tipo de serviço que a empresa oferece, se é de qualidade ou não, pois não basta só uma super produção na campanha, o consumidor está cada vez mais antenado e exigente no que diz respeito a marketing.


Leo Bard - Blogueiro do Futebol Posse de Bola , representante comercial de aparelhos de informática e estudante de Web Design na UCB- Univercidade Castelo Branco: @leobardesign





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